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Fique atento ao pagar seu boleto

 

Fique atento ao pagar seu boleto

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais comuns no Brasil, por isso é bom ficar atento para evitar cair em golpes.
Em geral, boletos adulterados contém falhas no código de barras e alterações no beneficiário e banco de destino do pagamento. Em alguns casos, os estelionatários alteram apenas o código de barras, mantendo o beneficiário igual.

Por isso, a forma mais segura de certificar se o pagamento está sendo realizado para o destino correto, é se atentar no momento do pagamento no caixa eletrônico ou no internet banking. Na tela de confirmação, deve aparecer os dados do beneficiário; caso não bata a informação, cancele a transação.

Tipos de golpe:
– Vírus do boleto: Alguns vírus e softwares maliciosos são capazes de modificar o código de barras dos arquivos que você baixa para efetuar o pagamento;
– Hackeamento de e-mail: hackers podem invadir contas de e-mail e buscar boletos para puxar os dados e encaminhar um novo boleto para o seu e-mail, se passando pela empresa responsável pela cobrança.

Previna-se, mantenha sempre hábitos de segurança:
1. Mantenha seu sistema e softwares atualizados;
2. Utilize sempre um anti-vírus atualizado em seu computador;
3. Evite acessar com seu login e senha, seja de e-mail ou qualquer outra conta, em computadores ou redes wi-fi públicas;
4. Realize compras online apenas em sites com certificado SSL (invés de “http”, inciam-se com “https“);
5. Nunca utilize senhas óbvias, sempre crie senhas fortes;
6. Evite acessar sites desconhecidos;
7. Se você receber algum arquivo de uma fonte não confiável, como sites ou remetentes estranhos, nunca execute este arquivo.

Caso você tenha sido vitima de um golpe, a primeira coisa a se fazer é tirar cópia do boleto falso e do comprovante de pagamento, além de fazer um Boletim do Ocorrência numa delegacia imediatamente. Procure o distribuidor do boleto e acione o banco para que as devidas medidas sejam tomadas para apurar a ocorrência.

O banco é sempre responsável por ressarcir o consumidor porque, mesmo que ele não tenha emitido o boleto falso, ele tem a responsabilidade de não permitir que estelionatários abram contas e exponham seus clientes à golpes.

R. Madeira de Freitas, 90

Ed. Farol da Barra, Sala 101 (1°  andar)

Praia do Canto - Vitória (ES)

Cep: 29055-320

Tel: (27) 3345.7241 e 3345.7312

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